Liberdade Natural
- Thais Lima

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Gosto muito desse vídeo abaixo:
Num determinado ponto do vídeo, o Lama Jigme faz a analogia abaixo:
"A natureza das ondas é o mar.
No entanto, ficamos presos em ver somente as ondas e não percebemos a natureza de mar que toda onda tem.
Da mesma forma que um surfista tenta se agarrar às ondas, nós também tentamos nos agarrar às várias coisas do dia a dia: amigos, família, posses, identidades.
O problema não está na relação com os objetos, mas sim no fato da gente se agarrar a isso como real e permanente, e se esquecer que é da natureza de todas as coisas o movimento."
.....
À primeira vista, pode dar uma impressão de que se "desgarrar" das coisas ou situações causa um afastamento ou desconexão.
Mas, em essência, pode ser bem o oposto.
Quanto mais livre, mais presença e mais conexão. Mais curiosidade e abertura para aquilo que se apresenta...
Quando tentamos manter, segurar, possuir ou controlar algo, ficamos TÃO apreensivos com o desdobramento seguinte (seja por conta de um medo ou expectativa) que perdemos justamente o que está acontecendo naquele instante.
O grande impulso de não perder produz a própria perda em si.
Vejo o apego não somente na tentativa de "controlar" alguém... mas também no ato de "congelá-la".
Sabe quando uma pessoa faz uma "coisa X" que você não gostou e depois disso você NUNCA mais consegue ver ela de outro jeito? 😅
Quando isso acontece, a gente PERDE aquela pessoa naquele instante...
Afinal, não nos damos mais a chance de conhecê-la de novo... de dar espaço pra uma nova narrativa que vai se construindo e reconstruindo a cada dia.
Em tese, deveríamos conhecer e "re-conhecer" de novo e de novo todas as pessoas que já conhecemos... e ver a mágica da transformação que cada um passa.
E isso inclui a gente também!
Se não formos capazes de perceber que a cada segundo temos uma nova chance pra ser uma nova pessoa e que o nosso passado não nos define, vai ser bem difícil fazermos isso com o outro 🤷♀️
...mas que bom que sempre podemos ajustar e reajustar nossa rota!






Comentários